ENGENHARIA

Como solução no desenvolvimento de projetos industriais, comerciais e residenciais, a CIAELETRICA trabalha com colaboradores altamente qualificados, atendendo os desafios do mercado de energia elétrica. Cuidamos minuciosamente de todos os detalhes do seu empreendimento, com análises de risco, apresentações de cenários e decisão com melhor custo-benefício para o seu projeto.

Projetos

O projeto visa determinar, caracterizar, quantificar e dimensionar de maneira segura, eficaz e econômica os circuitos elétricos e seus dispositivos na edificação. Dimensionando toda a carga além de distribuir de acordo com as normas os pontos de iluminação, tomadas e entre outros componentes. Contempla, também, a lista de material detalhando exatamente o que comprar, evitando desperdícios. A seguir, temos tipos de projetos:

Executivo

São definidos os componentes de obra como, materiais descritivos, cálculos de carga, desenhos, especificações técnicas e executivas, cronograma, planilhas de orçamento e equipamentos necessários para a construção, segundo a Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT).

Básico

Definir com precisão as características básicas para que tenha uma estimativa de custo e prazo de execução.

As Built

Em caso de plantas inexistentes, desatualizadas ou obra concluída com alteração é gerado um documento, seguindo a norma NR 5410, e feita uma revisão de forma que corresponda fielmente ao que foi alterado para que a instalação possa ser energizada e utilizada com segurança.

Elétrica

Entrada de Energia

Precisa seguir as normas estabelecidas pelas concessionárias de energia, os projetos podem ser monofásicos, bifásicos ou trifásicos. O projeto visa a instalação de transformadores em postes, rede distribuição interna particular, fornecimento em tensão secundária de distribuição e fornecimento de energia elétrica. Pode ser feita em baixa tensão, onde fica acondicionado o medidor de energia elétrica junto com os disjuntores de proteção geral das instalações internas do consumidor. Pode ser feita em média tensão que será utilizado por grandes consumidores;

Distribuição

O sistema de distribuição possibilita o transporte de energia elétrica, a partir do barramento secundário de uma subestação de distribuição até os pontos de consumo. Possuem três principais estruturas que são os postes que servem para dar sustentação à rede e manter longe da terra, isoladores que impedem que os condutores entre em contato impedindo a energia ser transmitida para a terra e os condutores que conduzem a energia elétrica.

Luminotécnica

É o planejamento da quantidade e distribuição da luz, bem como sua organização em circuitos buscando uma solução otimizada;

Quadro de distribuição

Destinado a receber energia elétrica através de uma ou mais alimentações e distribui-la em circuitos alimentando ponto de luz, interruptores, tomadas.

PDA

O projeto de PDA é um Proteção contra Descargas Elétricas, sendo uma exigência do corpo de bombeiros regulamentada pela ABNT que visa minimizar ou/e evitar o impacto dos efeitos de cargas atmosféricas. Existem métodos de dimensionamento como: Ângulo Reto (Franklin), Eletrogeométrico e Gaiola de Faraday;

AVCB

Auto Vistoria do Corpo de Bombeiro, é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar de São Paulo de conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas para garantir a edificação um nível ótimo de proteção no segmento de segurança contra incêndios e pânicos. Dentro deste documento tem o Projeto Técnico Simplificado (PTS) que é utilizado para apresentação dos sistemas de segurança contra incêndio das edificações, instalações ou áreas de risco;

Dados, Voz e CFTV

Atendemos estudo e infraestrutura, incluindo análise, conceituação, planejamento e execução, seguindo a norma TIA 942, pois a estrutura deve ser limpa, contínua e ininterrupta. O sistema precisa de uma rede Ethernet implantada no local, o gerenciamento do sistema deve estar mapeado. A central de monitoramento deve utilizar servidores que irão trabalhar 24 horas por dia, ambiente refrigerado, nobreak pois as câmeras devem funcionar em situações de falta de energia, mobiliário técnico para possuir durabilidade para garantir a operação por longos períodos.

Automação

Os projetos de automação são desenvolvidos para melhorar o tempo e custo operacional do cliente, além de enviar dados para processamento em servidores locais ou na nuvem, onde podemos emitir relatórios gerenciais, análise de riscos e redução no consumo da energia elétrica.

Data Center

Deve ter conexões redundantes, com dois ou mais fornecedores de backdone em uma estrutura de Autonomous System (AS), garantindo que os hospedeiros permaneçam acessíveis, mesmo com falhas. Devendo ser integrada a rede deve ter um acesso restrito para garantir a segurança podendo estar desenvolvida através de um IOT (Internet Of Things). O projeto é elaborado em função das necessidades do fornecimento de energia, tendo uma estrutura composta por sistema ininterrupto de energia (UPS), quadros de distribuição e transferência de cargas, sistema de iluminação, gerenciamento de cabos elétricos e telecomunicações.

CONSULTORIA

A CIAELETRICA auxilia as empresas no gerenciamento de projetos, por meio da implementação das melhores práticas de mercado realizando transformações funcionais e de processos. A nossa abordagem vai desde a definição da estratégia, desenho e implementação da solução, até o acompanhamento dos resultados pós-implementação. Adotando metodologias para reduzir tempo para a obtenção de valor com foco na gestão de obras de infraestrutura.

Equalização de projetos

Estrutura, gerencia e dá suporte ao adequado relacionamento e alinhamento entre as iniciativas estratégicas e os programas e projetos, com objetivo de garantir os retornos. Com a implantação de processos transparentes, permite o acompanhamento dos principais eventos dos projetos, suas interdependências, melhor gestão dos riscos e comunicações bem como os resultados alcançados ao longo dos projetos.

Gestão de obras na era digital

Com apoio na gestão de portfólios, programas, projetos de construção, e implantação de obras de infraestrutura de engenharia civil, a CIAELETRICA atua no controle de metas, de custos, prazos e qualidade da construção civil. Com atividades de fiscalização e controle das frentes de obra, gestão efetiva dos riscos, bem como nas mudanças em projetos.

Serviços de preparação, implementação e operação de modelos de estruturas técnico-administrativas para que sua organização possa gerenciar, fiscalizar e acompanhar as evoluções dos seus projetos.

Nossos colaboradores de alta qualidade técnica e gerencial trabalham “in loco” de forma integrada e em sinergia com a equipe dos projetos/obras, buscando o melhor alinhamento possível entre objetivos e ações. Apoiando desde planejamento do empreendimento, abrangendo todas as atividades envolvidas, da etapa de pré-construção até a entrega definitiva da obra pronta.

Adivisory Services

Auxilia a implementação de escritórios de projetos, diagnóstico de maturidade de gestão de projetos, auditoria de projetos, gestão de pleitos e readequação do portfólio de investimentos, utilizando as boas práticas de mercado, como PMbok-PMI. Infraestrutura que incluem gestão de projetos (PMO), sourcing para obras de grandes complexidades e investimentos, apoio na estruturação de futuros concessionários de grandes obras, estruturação de modelo de gestão de concessionários de grandes obras.

Laudos Técnicos

Devem ser realizados por empresas especializadas em Engenharia Elétrica, pois levam em consideração aspectos técnicos envolvidos em um projeto de instalações elétricas. São exigidos por órgãos públicos para atestar a conformidade das instalações em residências, comércios e industrias. Realizamos vistorias, inspeções e medições para emissão de Laudos Técnicos, utilizando ferramentas de apoio de acordo com a necessidade apresentada, para melhor entender a dor do cliente e a solucionar com agilidade;

  • Laudo ICMS – para indústria;
  • Laudo SPDA – predial, comercial e industrial;
  • Laudo de transformadores e equipamentos de média tensão;
  • Laudo NR10 – para instalações elétricas.

 

Análises

Com base nas informações levantadas através de laudos e estudos de viabilidade técnica das instalações do cliente apresentamos as seguintes análises:

  • Redução de Custo;
  • Auto Geração;
  • ROI (Return On Investment- Retorno do Investimento);
  • Energia e Instalação elétrica;
INSTALAÇÕES

Na execução de projetos e obras a CIAELETRICA, também atua no ramo de serviços de instalações elétricas. Oferecemos serviços de execução de projetos e obras, manutenções corretivas, preventivas e preditivas, trabalhamos com montagens e reformas de painéis elétricos. Nossa equipe técnica e formada por engenheiros experientes e conta com uma ampla diversidade de ferramentas manuais e automáticas para desenvolver de forma excelente os serviços contratados, sempre obedecendo de formar exemplar as normas técnicas e os regulamentos exigidos pela segurança do trabalho.

Execução

Os padrões das normas da ABNT e da Segurança do Trabalho são seguidos se forma correta mantendo a qualidade e segurança de nossos colaboradores e clientes. Nossos colaboradores são qualificados e certificados nos seguintes cursos de NR-10, NR-35, Comandos Elétricos, Instalações Elétricas, Automação Predial e CLP. Nossa execução divide-se em 4 estágios:

- Visita Técnica (Definição do serviço a ser executado);

- Elaboração da Proposta (Escolha dos profissionais e ferramentas a serem alocados para a execução; Determinação do Prazo de entrega e condições comerciais);

- Execução (A partir da aprovação do cliente).

Manutenção

Para maior eficiência operacional e atender à necessidade dos clientes, trabalhamos com chamadas emergenciais e programadas. Falhas em equipamentos de qualidade podem ser sempre evitadas, desde que as manutenções sejam realizadas no devido período, indicado pelo fabricante. Trabalhamos com 3 tipos de Manutenção:

Corretiva

Atender a situação não planejada. A intervenção somente irá ocorrer quando o equipamento perder a sua função. A manutenção corretiva também é conhecida como “Run To Failure” (RTF), que significa “operar até quebrar”. Na pratica de manutenção corretiva ser realizada de forma inadequada em uma instalação podem-se ter as seguintes consequências:

  • perda de produção,
  • destruição catastrófica,
  • planejamento ineficiente de mão de obra,
  • excesso de peças em estoque,
  • baixa disponibilidade dos equipamentos,
  • riscos de segurança e queda da qualidade.
Preventiva

A Manutenção Preventiva consiste na aplicação de um programa regular de inspeção, ajustes, limpeza, lubrificação, troca de peças, calibração e reparo de componentes e equipamentos. Este método é conhecido como manutenção baseada no tempo, sendo aplicada sem considerar as condições do equipamento.

A atuação periódica da inspeção e manutenção com intervalos pré-determinados pode reduzir os níveis de falhas em emergência e melhorar a disponibilidade dos equipamentos.

Para a definição dos períodos de atuação pode ser utilizado o TMEF (Tempo Médio Entre Falhas). Porém, nem sempre é possível alcançar bons resultados com este critério, pois muitos componentes apresentam falhas aleatórias.

A utilização da Manutenção Preventiva com ação periódica pode resultar em custos excessivos devido às paradas desnecessárias de equipamentos, gastos excessivos com componentes e riscos de danos no equipamento devido à montagem incorreta.

Preditiva 

A Manutenção Preditiva é também conhecida como manutenção baseada na condição, com a utilização de técnicas de inspeção é possível monitorar a evolução do estado do equipamento e atuar no momento mais adequado.

A aplicação da Manutenção Preditiva é possível quando o componente apresenta um “sintoma” que pode caracterizar o seu processo de falha. Os principais fatores que determinam à falha dos componentes são:

  • alteração do nível de vibração,
  • calor,
  • alteração de espessura,
  • trinca e desgaste.

Diversas tecnologias foram desenvolvidas para a avaliação do estado dos equipamentos. As principais são as seguintes:

  • Análise de Vibração,
  • Emissão Acústica,
  • Análise do Óleo e Termográfica,
  • Ensaios Não Destrutivos,
  • Medidas de Fluxo,
  • Análise de Motores Elétricos,
  • Detecção de Vazamento, Monitoramento da Corrosão,
  • Análise Visual e de Ruído.

A aplicação correta de um programa de Manutenção Preditiva pode trazer os seguintes benefícios:

  • disponibilidade máxima das máquinas,
  • planejamento efetivo da mão de obra,
  • reposição de peças do estoque,
  • segurança operacional,
  • qualidade da manutenção e gerenciamento global dos recursos.

A limitação do uso da Manutenção Preditiva está na disponibilidade de uma técnica efetiva de monitoramento e nos custos/benefícios da implantação deste método.

Montagem de Painéis

Os painéis elétricos são muito importantes em sistemas elétricos. Podemos dizer que eles são o ‘cérebro’ do sistema elétrico, protegendo o sistema quanto a falta de fase, prevenindo possíveis erros de manobra e proteção contra queima dos aparelhos. São constituídos por compartimentos que guardam dispositivos elétricos e eletrônicos. Possuem 3 tipos de painéis, como:

Distribuição e subdistribuição:

Onde encontram-se fusíveis, disjuntores e unidade de proteção, servem para distribuir energia para circuitos e pontos de consumo;

Centro de Controle de Motores:

Conjunto de partida de motores;

Comando e Controle:

Tem chances eletrônicos, inversores, CLPs, dispositivos de entrada de sinais para controlar dispositivos eletrônicos.