PROJETOS

DESENVOLVEMOS PROJETOS PARA ATENDER:

Serviços elétricos industriais, comerciais e residenciais;

A execução de subestações, incluindo estudo de proteção;

Intalação de Grupo Motor-Gerador Diesel/GÁS;

Autonomação residencial envolvendo em controle de iluminação.

 

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES

Possuímos um time qualificado para identificar a situação atual in loco, de acordo com as solicitações e especificações do nosso cliente, alinhando informações, discutindo idéias, pontos de melhoria, fatores de inovação e lead-time. Temos experiência de colaboradores remanescentes da Eletropaulo, que estão aptos a indicar o melhor forma de realização para o projeto.

 

METODOLOGIA DE TRABALHO

Trabalhamos conforme as normas ABNT em plataforma AutoCad Electrical, com o objetivo de implementar melhorias e soluções para seu estabelecimento, cuidando minuciosamente de todos os detalhes, tais como localização dos pontos de utilização de energia elétrica, comandos, trajeto dos condutores, localização de quadros e infra estrutura.

 

ANÁLISE DE SEGURANÇA CONFORME NR10

Os padrões NR10 são seguidos para manter a segurança de nossos colaboradores e clientes, focando em fatores, como EPIs, dispositivos de desligamentos de circuitos, placas de advertência de manuseio, espaço e posição de trabalho (Ergonomia), de acordo com a norma NR17. Fornecemos Laudo Elétrico conforme norma NR-10, acompanhado de ART e assinado por profissional responsável após o diagnostico das instalações elétricas.

 

ANÁLISE DE LUCROS E PREJUÍZOS (ROI – Return on investiments)

Estudos de viabilidade técnica e econômica, tratativas de lucros com a concessionária local, projeto de dimensionamento e seleção de: cabos, painéis elétricos, iluminação pública, iluminação ambiente, iluminação de emergência, alarme de incêndio, automação e instrumentação e correção do fator de potência. Após a análise, apresentaremos os resultados positivos e negativos de nosso estudo de campo.

 Payback (Retorno do investimento) em 18 meses.

 

GERENCIAMENTO DE ENERGIA

O consumo de energia pode ser sempre reduzido por meio de replanejamento da rede elétrica, troca ou instalação de componentes. O consumo consciente já é incentivado pelas concessionárias no Brasil, proporcionando a chance de grande economia na conta de energia no final do mês,  e outro fator que está totalmente vinculado a esse tópico é a qualidade da energia, e pode ser identificada através do fator de potência da rede, é que atualmente existem vários equipamentos para melhorar a qualidade da energia, porém a viabilidade deve ser analisada com cautela, pois o investimento é alto e pode não trazer o benefício desejado.

 

ANÁLISE TARIFÁRIA

Por meio da conta de energia, pode-se identificar em qual grupo o cliente analisado está enquadrado, além de outras informações como: tarifas, multas, impostos, e valores medidos de energia consumida. Informações importantes para averiguar a qualidade de energia, calcular o fator de potência da rede e verificar a adequação da instalação com as exigências da concessionária.

 

ANÁLISE DE ENERGIA E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

 Visita técnica ao local para identificar  o parque instalado e averiguar possíveis falhas na instalação, desde a cabine primária até os componentes alimentados, procurando qualquer candidato a desperdiçador de energia, informações dos hábitos diários da empresa também são relevantes para identificar origens dos problemas.

 

AUTO GERAÇÃO

É realizada uma análise viabilidade de autogerarão de energia por meio de gerador a combustão ou gás, que pode proporcionar uma redução nas tarifas. Porém, essa possibilidade depende do tamanho do parque instalado, e outras vertentes relevantes para essa análise.

 

MANUTENÇÃO

A importância da manutenção está não somente no fato de manter os equipamentos e as instalações em boas condições de uso, mas também em torná-los uma fonte de redução do custo operacional, de inovação e melhoria contínua em termos de produtividade e competitividade. A CIAELETRICA realiza as MANUTENÇÃO PREVENTIVA, CORRETIVA e PREDITIVA de acordo com normas técnicas, como NBR 14039 e 5410, contando com uma equipe de profissionais qualificados e habilitados.

Todas as manutenções são finalizadas e comprovadas com a emissão de laudos técnicos especificando detalhadamente onde foram necessárias e os motivos pelos quais foram realizadas.

 

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

A manutenção Preventiva é essencial para que não haja uma parada inesperada no sistema ou uma falha mais grave nas instalações elétricas. Conforme a atualização da NBR 5419 será necessária uma adaptação dos Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) que deve considerar a estrutura em questão e também as estruturas vizinhas, linhas de energia e telecomunicações ligadas a ela. A atualização desta norma requer manutenção preventiva em todo SPDA.

MANUTENÇÃO CORRETIVA

A manutenção corretiva pode ser - planejada (quando se percebe que o equipamento não está trabalhando como deveria) ou - não planejada (quando é realizada após a quebra do equipamento). A manutenção corretiva implica em custos altos e pode gerar quebra de produção e da qualidade do produto  

Abaixo, podemos ver um comparativo de duas empresas que optaram por realizar estilos de manutenções diferentes, e quais os resultados obtifos por elas:

Com este gráfico, visualizamos que a manutenção preventiva, normalmente, é mais viável por ter um custo muito menor dentro do mesmo período da manutenção corretiva.

A Manutenção Preventiva é a mais indicada hoje em dia, por ser uma forma de evitar defeitos técnicos que possam acarretar algum problema de manutenção e, por conta disso, paralisar algum processo da empresa, acarretando prejuízos.

 

MANUTENÇÃO PREDITIVA

A manutenção preditiva, tem sido reconhecida como uma técnica eficaz de gerenciamento de manutenção, por monitorar a instalação ou o sistema evitando eventuais paradas ou falhas inesperadas.

 

ANÁLISE TERMOGRÁFICA

A Análise Termográfica é genericamente definida como a técnica de sensoriamento remoto que possibilita a medição de temperatura e a formação de imagens térmica de um componente, equipamento ou processo, a partir da radiação infravermelha.  O objetivo da inspeção termográfica é detectar e diagnosticar elevadas temperaturas e superaquecimentos em componentes elétricos, evitando danos técnicos.

Essa análise permite uma melhor programação, minimizando a mão-de-obra e recursos envolvidos, pois possibilita identificação de superaquecimento nas instalações "SEM A INTERRUPÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO".

  • Reduzir a manutenção corretiva;
  • Diminuir o custo de manutenção;
  • Reduzir o consumo de energia elétrica.

Esta análise  permite a emissão de laudos, indicando as correções necessárias, ilustrados com os respectivos termogramas e registros fotográficos dos pontos sobreaquecidos, visando o prolongamento da eficiência operacional dos sistemas.

DATA CENTER

CIAELETRICA trabalha com o estudo e documentação de infraestrutura, desenvolvimento e planejamento de todo o ciclo do projeto, abrangendo todas as fases como nova implantação, ampliação ou reestruturação em conformidade com as normas vigentes no mercado nacional; análise de viabilidade econômica (Business Case); plano de ação (Roadmap) garantir a disponibilidade de Segurança Física, Analise de Combate e Prevenção Contra Incêndios, Climatização e Instalações Elétricas.

A ampliação e o desenvolvimento de Data Centers deve atender a norma TIA 942 e incluem análise, conceituação, planejamento e execução, para manter os servidores em constante funcionamento, impedindo que efeitos climáticos, elétricos ou operacionais interfiram em seu funcionamento, evitando a perda de dados importantes.

 

INFRAESTRUTURA DE REDE

O Data Center deve possuir conexões redundantes, com pelo menos dois ou mais fornecedores de backbone em uma estrutura de Autonomous System (AS). Deve ser interligado à rede, e possuir uma restrição de acesso para garantir a segurança dos dados e da infraestrutura do mesmo, impedindo intervenções operacionais. Essa segurança pode ser desenvolvida através do IOT, por exemplo, que pode interligar toda a estrutura, automatizando-a.

 

COMBATE E PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS:

Um sistema que evite e previna que os equipamentos sejam danificados por incêndios deve proteger o Data Center .

 

CLIMATIZAÇÃO

Com a IOT o mundo físico e o digital se tornam um só, por meio de dispositivos que se comunicam entre si, em forma de algoritmos que são responsáveis por processar essas informações e gerar uma grande quantidade de dados (big data) normalmente armazenados no Data Center. Desta forma, a climatização pode ser elaborada por meio de sensores de temperatura, interligados à IOT do Data Center, que comandará o sistema de refrigeração (chilers, ar condicionados, etc.), onde, a climatização se adapta conforme a mudança de temperatura.

 

ESTRUTURA ELÉTRICA:

O projeto do Sistema Elétrico e de Aterramento, obrigatoriamente, é elaborado em função das necessidades do fornecimento de energia elétrica de forma limpa, contínua e ininterrupta, considerando também os aspectos de redundância, automatização e alta disponibilidade que o data center exige. A estrutura elétrica deve ser composta por:

  • Sistema ininterrupto de energia (UPS)
  • Quadros de distribuição e transferência de cargas
  • Sistema de iluminação
  • Gerenciamento de cabos elétricos e telecomunicações – para distribuição do sistema elétrico e dados no mesmo. ambiente, observando também a passagem para o fluxo do ar de precisão, quando existir climatização.

 

HIDRÁULICA

Um projeto hidráulico deve ser planejado pensando em usabilidade e segurança, o processo começa no dimensionamento das tubulações e escolha dos materiais, para desenvolver uma planta hidráulica e possibilitar a instalação. Todas as fases do processo devem ser acompanhadas por um profissional responsável e as normas devem ser sempre seguidas.

 

NOSSA ABORDAGEM

Projetar evitando possíveis perdas desnecessárias, por meio da escolha correta dos materiais e dimensionamento adequado da instalação é o objetivo da CIAELETRICA, assim a instalação pode funcionar adequadamente evitando problemas futuros como vazamentos e economizando com manutenções.

PROJETO

As instalações são realizadas seguindo as normas, como  exemplo a NBR 7198 referente a instalações prediais de água quente. A CIAELETRICA realiza todo o processo, desde a elaboração do projeto até a instalação do sistema hidráulico, em etapas bem definidas, para garantir o serviço de qualidade e a entrega em dia. O sistema moto-bomba requer grande atenção para a escolha de seus componentes, a carga, vazão, potência e rendimento devem ser análisados para a escolha do motor elétrico e bomba adequados à instalação, como ilustrado no gráfico ao lado.

 

DIMENSIONAMENTO DOS MATERIAIS

Os materiais utilizados no projeto hidráulico devem ser bem dimensionados para não causarem destruição na instalação, as bombas podem cavitar destruindo suas pás, as válvulas geram golpes de aríete furando a instalação. O número de válvulas, curvas e conexões podem desencadear maior consumo de energia elétrica que alimenta o sistema hidráulico por meio de moto-bombas.

 

MANUTENÇÃO

Um projeto bem desenvolvido tem menor necessidade de manutenção, porém todos os equipamentos têm uma vida útil. Quando o problema não é identificado no início, a instalação sofre como um todo e novos problema são desencadeados comprometendo seu desempenho, portanto é essencial a realização de manutenções preventivas, que tem menor custo, quando comparadas a corretivas, inconvenientes para o estabelecimento ou residência por não serem previstas e causarem interrupção no processo.

 

COMBATE A INCÊNDIO

A segurança da instalação e dos seus usuários é indispensável, portanto estar preparado para imprevistos como incêndios é necessário, pensando nisso, várias normas e regras foram criadas, e se não obedecidas, são geradas multas. A CIAELETRICA realiza o projeto, dimensiona e disponibiliza os materiais necessários para a segurança da intalação. Alguns do materiais disponibilizados são:   Idrantes, portas  c  orta-fogo, bombas, mnguei  ras, tubulações e etc.